03 setembro, 2020

ARARA AZUL

 


FICHA TÉCNICA DA ARARA AZUL

Nome: arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

Peso: até 1,3 kg

Comprimento: até 1 m

Onde vive: Florestas e cerrado

Alimentação: de frutos de palmeiras, tais como buriti, licuri e macaúba.

Filhotes: 3 ovos por vez

 

 

VOCÊ SABIA?

A arara-azul, também chamada arara-azul-grande, é uma espécie de ave, encontrada no Brasil, que se caracteriza por ser a maior entre os psitacídeos (família Psittacidae), chegando a atingir mais de um metro de comprimento, medindo-se da ponta do bico à ponta da cauda. Essa espécie habita diferentes formações vegetais, sendo encontrada em formações savânicas e até em ambientes de floresta no Brasil, Paraguai e Bolívia. As maiores populações dessa espécie de arara são encontradas no Pantanal.

A arara-azul, como o nome sugere, destaca-se pela coloração azul de suas penas, mais precisamente da cor azul-cobalto. Um detalhe interessante é que na parte inferior das asas e da longa cauda a coloração não é azul, como no restante do corpo, e sim preta. Na cabeça, é possível perceber um anel de cor amarela ao redor dos olhos. Além disso, a coloração amarela é percebida nas pálpebras e base da boca. O bico desse animal é grande e curvo, dando a impressão de que esse é maior que o próprio crânio.

02 setembro, 2020

JARARACA

 


FICHA TÉCNICA DA JARARACA

 

Nome: Jararaca (Bothrops  Jararaca)

Peso: 500 g à 2 kg

Comprimento: 1,20 m

Onde vive: Florestas e cerrado

Alimentação: pequenos roedores e ocasionalmente de lagartos.

Filhotes: cerca de doze a 18 filhotes por vez

 

 

VOCÊ SABIA?

A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata, deve-se usar um calçado, de preferência uma bota, e prestar muita atenção por onde pisa.

A reprodução é Vivípara, isto é, dá a luz a filhotes ao invés de colocar ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.

Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta.

OURIÇO

 


FICHA TÉCNICA DO OURIÇO

 

Nome: ouriço (Erinaceus europaeus)

Peso: entre 300 e 400 g

Comprimento:  entre 10 e 12 cm

Onde vive: vive em terrenos que tenham uma boa cobertura vegetal e que sejam úmidos, sempre abaixo de 1.200 m de altitude.

Alimentação:  insetos, minhocas, pequenos répteis, ovos, pequenos mamíferos (ratos) e frutos.

Filhotes: de 4 a 6 filhotes

 

 

VOCÊ SABIA?

Dentre seus inimigos naturais podemos citar algumas cobras, texugos e furões que comem os filhotes, os lobos e as corujas que costumam atacar os ouriços adultos, independente da proteção dos espinhos.

 A gestação dura de 35 a 40 dias. geralmente nascem de 4 a 6 filhotes (embora este número possa variar de 2 a 10) sem espinhos e com a pele rosada. Seu peso é de 15 g e o comprimento varia de 6 a 9 cm. Depois de duas semanas, as crias abrem os olhos e são amamentadas num período máximo de 30 dias.

A destruição do seu habitat e a luta contra as pragas florestais e agrícolas (nas quais são utilizados pesticidas de amplo espectro) matam muitos ouriços. O contato direto com estes venenos, o consumo de insetos que estão contaminados e a diminuição da capacidade de fecundação, alterada pelo ilícito emprego de produtos derivados do DDT, são responsáveis por esta mortandade.

O ouriço deve ser cuidado, pois tem papel fundamental no controle biológico de insetos, minhocas, caracóis e aranhas e, desta forma, traz benefícios para os bosques e campos.

 

CAPIVARA

 


FICHA TÉCNICA DA CAPIVARA

 

Nome: capivara - Hydrochoerus hydrochaeris

Peso: em torno 60kg à 80 kg

Comprimento: entre 1,00 e 1,35 m

Onde vive: rios, lagoas e, em último caso pântanos

Alimentação: constituídos de certos tipos de capim, ervas e determinadas plantas aquáticas

Filhotes: 4 filhotes

 

 

VOCÊ SABIA?

 

A capivara possui uma elevada fecundidade e fertilidade, tornando-a uma das mais prolíferas entre os animais herbívoros. Os machos e fêmeas são dificilmente distinguidos a não ser verificando as genitálias. As genitálias são cobertas por um saco anal, que se abre no momento da cópula; as glândulas mamárias são pequenas e pouco visíveis. A gestação dura em torno de 150 dias; em média nascem 4 filhotes por gestação e podem ocorrer até 2 partos por ano

A capivara é um animal calmo e manso de maneira geral e principalmente quando se sente seguro, mas também são territorialistas, havendo brigas entre machos quando um deles invade o território alheio. Pastam preferencialmente ao entardecer, locomovem-se pouco durante o dia e principalmente nas horas mais quentes do dia. A população de capivaras se forma com grupos estáveis, variando de 8 a 40 indivíduos, com animais de ambos os sexos. Em média, uma família ou grupo tem de 7 a 10 animais. No período da seca, as manadas podem chegar até 100 animais. Na ausência da condições ideais para a sobrevivência da população, tais como disponibilidade de água, alimento e vegetação para se abrigar, os animais nadam para outras áreas. O mesmo acontece quando a região onde habitam apresenta períodos secos prolongados, afetando a disponibilidade de água.

ONÇA PINTADA


 

FICHA TÉCNICA DA ONÇA PINTADA

 

Nome: Onça Pintada (Panthera onça)

Peso: cerca de 110 kg

Comprimento: até 2,10m

Onde vive: Parte baixa da floresta de Terra firme

Alimentação: antas, queixadas, tamanduás, tartarugas, aves, peixes,

Capivaras, veados, pacas, macacos até mesmo jacarés.

Filhotes: Até 4

 

 

VOCÊ SABIA?

 

A onça pintada é o maior mamífero carnívoro do Brasil!

Ela é ótima caçadora, tem grande habilidade para nadar e subir em árvores. Quando sai para caçar, chega silenciosamente, observa a vítima e vai acompanhando seus movimentos até chegar a hora certa de atacar!

Apesar de haver um padrão geral de peso e tamanho corpóreo para machos, em torno de 10 a 25% maiores que as fêmeas (apesar de havermos apurado que aqui no Refúgio Ecológico Caiman, as fêmeas são em média 36,5% menores do que os machos), a média de peso nos felinos do Pantanal costuma ser maior que os animais de outros cantos do Brasil. Estudos mostram que ambientes abertos, sem a predominância de florestas densas, provocam uma tendência de animais maiores, como é o caso do Pantanal.

Além da ampla disponibilidade de presas e itens alimentares, os animais ganharam, com o passar do tempo, estrutura física compatível à vantagem adaptativa para a caça neste tipo de ambiente.


JACARÉ

 


FICHA TÉCNICA DO JACARÉ

 

Nome: Jacaré do pantanal (caiman crocodilus)

Comprimento: Até 3 metros

Onde vive: Norte da Argentina até o sul da Amazonas e Pantanal

Alimentação: peixes, caramujos e insetos.

Filhotes: 20 a 30 ovos

 

VOCÊ SABIA?

 

Que as fezes do jacaré servem de alimentos a peixes e outros seres vivos aquáticos. Nidifica construindo um ninho com folhas, fragmento de plantas, nas bordas de capões de cerrado e mato, ou sobre tapetes de vegetação flutuantes.

Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodos (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d’água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.

Fica bem claro que esta espécie interage de uma forma intensa com todo o meio e qualquer degradação que haja pode causar um desequilíbrio, muitas vezes irreversível no ambiente e à espécie.

Vale lembrar que o jacaré – do -pantanal já esteve quase extinto e que, com uma campanha efetiva de proteção (campanhas e educação ambiental), a situação pode ser revertida. Hoje a população de jacarés é normal e todo o meio está equilibrado.

TUIUIÚ

 


FICHA TÉCNICA DO TUIUIÚ

 

Nome: Tuiuiú (jabiru mycteria)

Peso: 8 kg

Comprimento: 1,50 de altura e bico 30 cm

Onde vive: as margens dos rios em arvores esparsas

Alimentação: peixes, moluscos anfíbios e insetos.

Filhotes: 2 a 5 ovos

 

VOCÊ SABIA?

 

Que o tuiuiú é uma das maiores aves da América do Sul.

É o símbolo do Pantanal, na época da incubação enquanto um choca dois ovos o outro fica de pé sobre a beirada do ninho em constante vigília

Os filhotes nascem na época em que peixes ficam presos em baías e corixos, o que facilita a pesca. Os pais se revezam no cuidado, levando alimento e água para os pequenos. Quando o sol está forte e a temperatura fica muito alta, os adultos abrem as asas para fazer sombra nos tuiuiuzinhos.

Com 3 meses os filhotes começam a sair dos ninhos para acompanhar os pais e assim que as poças começam a secar, e a comida fica escassa, as aves migram para algum lugar onde possam pescar novamente. Mas o casal irá voltar ao mesmo local, para reforçar os laços e usar o mesmo ninho no ano seguinte.

LOBO GUARÁ

 


FICHA TÉCNICA DO LOBO GUARÁ

 

Nome: Lobo Guará (chrysocyon brachyurus)

Peso: 20 a 25 kg

Comprimento: cerca de 1,50 da cabeça à cauda

Onde vive: cerrados e campos

Alimentação: pequenos mamíferos roedores, aves fruto do lobo ou lobeira.

Filhotes: até 6 crias

  

VOCÊ SABIA?

 

O lobo guará é um animal tímido, difícil de ser avistado é muito ágil: com suas longas patas, corre pela vegetação quando fareja algum perigo ou em busca de alimentação.

No cardápio, também estão inúmeras frutas, como a fruta-do-lobo, ou lobeira. Os lobos-guarás as comem aos montes, e como elas saem quase intactas no cocô, eles desempenham um papel de dispersores e contribuem para a manutenção da espécie vegetal. Para caçar ou comer as frutinhas, os lobos preferem o fim da tarde e a noite. Em geral, fazem isso sozinhos, mas também podem estar acompanhados de um parceiro – são animais de hábitos monogâmicos – ao longo do período reprodutivo. Vivem em áreas que variam de 20 km² a 115 km², a depender da disponibilidade de alimentos, e são bastante territorialistas. Para marcar presença, usam fezes e urina, além de uma vocalização características que também serve para se comunicar com os parceiros e filhotes. Estes vêm em ninhadas de até cinco animais depois de uma gestação que não passa de 65 dias.

SUCURI

 

FICHA TÉCNICA DA


SUCURI

 

Nome: Sucuri (eunectes murinus)

Peso: até 250 kg

Comprimento: até 9 metros

Onde vive: aquáticas, terrestres e arborícolas.

Alimentação: peixes, anfíbios, mamíferos e répteis.

Filhotes: ovovíperas 20 a 40 ovos

 

 

VOCÊ SABIA?

 

A sucuri também é conhecida como anaconda, é a maior cobra brasileira!

Fica apenas com a cabeça fora da água, esperando suas vítimas matar a sede para dar o bote. Envolve e sufoca a presa e depois da refeição pode passar meses sem comer!

São encontradas em áreas que inundam anualmente, como a região do Pantanal, no Brasil. Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d'água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos

ANTA


FICHA TÉCNICA DA ANTA

 

Nome: Anta (tapirus terrestris)

Peso: até 200 kg

Comprimento: até 2m(macho) e 2,20(fêmea)

Onde vive: florestas de terra firme na beira dos rios

Alimentação: folhas, frutos, raízes, plantas aquáticas e até cascas de árvores.

Filhotes: apenas 1

 

 

VOCÊ SABIA?

A anta é um animal pacífico, tímido, que se esconde na água durante o dia e sai à noite para comer. Ela tem a forma de um porco, patas de rinoceronte e o focinho parecido com uma pequena tromba de elefante.

 

A anta é o maior mamífero do Brasil, mas todo esse tamanho não evitou que a espécie estivesse em risco. Distribuída pela maior parte do país e grande parte da América do Sul, a anta enfrenta a perda de habitat e tem se tornado rara nos biomas onde ainda é encontrada: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Em todo o continente, existem quatro subespécies de anta, descritas ainda no século 16 por Carlos Lineu, o pai da sistemática.

 

A gestação das antas é longa: dura entre 13 e 14 meses. Os filhotes nascem grandes, com até 9 kg, e ficam juntos da mãe por mais 12 meses. Quando novinhos, têm um padrão de cores diferente do acinzentado dos adultos. Na natureza, os principais predadores da anta são a onça-pintada e o puma. Mas não são eles que a põe em risco. Caça, desmatamento, fogo, fragmentação de habitat, atropelamentos, entre outros, fizeram com que a espécie perdesse 30% da população nos últimos 33 anos, assim como 30% da área por onde viviam.

 


TUCANO


 
FICHA TÉCNICA DO TUCANO



Nome: (Ramphastos toco)
Comprimento: até 66 cm de comprimento com o bico, 19 cm de bico.
Onde vive: florestas da América Central e América do Sul
Alimentação: frutos, insetos, aranhas, lagartos, cobras, ovos e crias de aves.
Filhotes: 2 a 4 ovos

VOCÊ SABIA?

O tucano tem um bico longo e resistente com várias funções: capturar alimentos, defesa, atrair a fêmea, perfurar troncos de árvores e catar parasita.
Um bico de 1001 utilidades!
O bico imenso do tucano não é pesado como parece. Ele é oco e feito de um material bem leve. O tucano usa para se alimentar e se exibir.

 

Os tucanos vivem em bandos nas matas brasileiras. Eles são muito comuns na Amazônia e no Pantanal. Algumas espécies aparecem também nas regiões da Mata Atlântica, mais perto do litoral.

Os tucanos não são muito bons de vôo. De galho em galho, eles vão aos pulinhos. Cruzam o ar apenas quando precisam mudar de árvore. A maioria deles é vegetariana, alimenta-se de frutas e sementes. Algumas espécies, porém, também comem pequenos animais, como pássaros e ratos.

Os tucanos fazem ninhos nos ocos das árvores e as fêmeas botam de dois a quatro ovos por vez. Durante 18 dias elas chocam os ovinhos no ninho. Os filhotinhos de tucano nascem sem penas e ficam por um bom tempo no ninho: por 40 dias eles são alimentados pela mamãe tucano