16 setembro, 2020

LEITURA DE VERBETE - AS ABELHAS



 ABELHAS

    Abelhas Existem cerca de 20.000 espécies de abelhas. As mais conhecidas são as comumente denominadas abelhas africanizadas (mistura da abelha africana com a européia) que podem causar acidentes, devido a inoculação de veneno com ferrão. Existem também as chamadas abelhas nativas, as quais em sua grande maioria não têm ferrão nem veneno (arapuá, jataí, mandaçaia, entre outras) e, normalmente, enroscam no cabelo quando importunadas. Como não inoculam veneno, não são passíveis de controle, além de serem protegidas por lei ambiental. Encontramos ainda as mamangavas, abelhas grandes e solitárias, com ferrão e veneno, que em geral fazem seus ninhos no solo ou em ocos de árvores. 

    As abelhas são consideradas insetos úteis porque: 

     contribuem para a fecundação das flores, propiciando aumento da produção de frutos e grãos (polinização); • produzem o mel e a geléia real, importantes fontes energética e nutritiva; • produzem o própolis a partir de substâncias resinosas dos brotos e cascas de vegetais, o qual atua como antibiótico natural. 

     Na sociedade das abelhas, distinguem-se 3 tipos de indivíduos: rainhas (possuem ferrão, utilizado somente para postura dos ovos), zangões (sem ferrão) e operárias (que possuem ferrão). 

    Alimentam-se do néctar e pólen que retiram das flores, levando-os para a colméia e armazenando-os em favos, sendo que todo trabalho da colméia (coleta de pólen, néctar e própolis, limpeza, defesa, construção de favos e alimentação das larvas) é realizado pelas operárias. 


 Fonte: Secretaria da Saúde. Vigilância em Saúde/ Controle de zoonoses/Animais Sinantrópicos/Abelhas, 19/02/2019. Disponível em:  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos. Acessado em 05/05/2020. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário